Sonhos do Cacau

Teoria dos Sonhos
De acordo com Sigmund Schlomo Freud (1856-1939), os sonhos são lembranças e reais desejos guardados na sua sub-consciência que revelam-se durante o sono, consciente em seu total domínio sobre o seu pensamento - quando estamos acordados, é quem impede essas imagens de mostrarem essa realidade oculta no sub-consciente.
Carl Gustav Jung (1875-1961) alega que os sonhos possuem um papel mais abrangente, que não seriam apenas reveladores de desejos ocultos, mas sim, uma ferramenta da psique que busca o equilíbrio por meio da compensação. Jung aponta os sonhos como forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individualização através da averiguação das posições que o protagonista no sonho (ego) toma diante dos desafios propostos.
Muito embora Freud afirma que as situações absurdas presente em sonhos arquetípicos, Jung diz que essa é a forma própria do sub-consciente de se expressar.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um pouco de futebol

Na madrugada da decisão do terceiro colocado da Copa do Mundo 2010, eu estava sonhando com uma filmagem antiga futebolesca. Gravada no Maracanã na década de 60 , ela mostrava a torcida brasileira nas arquibancadas fazendo a maior algazarra em prol da motivação dos jogadores que estavam para entrar em campo. Seria um amistoso entre Brasil e Espanha.

Por ser antiga, a filmagem estava tanto com a qualidade da imagem quanto o volume do som baixos. Porém, isto não impedia em nada de vermos a farra dos brasileiros que, mesmo sem vuvuzelas, não cessavam por nem um segundo. Na situação, a filmagem estava sendo editada (muito mal por sinal) e estavam colocando a voz de um locutor com voz bem grave e provavelmente idoso por locutar pausadamente.

O que acontecia, e que incomodava bastante, era a voz do senhor estar muito mais alta que aquele barulho todo que a torcida fazia. Durante as pausas da locução é que se ouvia os brasileiros ao fundo. Era mais ou menos assim: OLÁ, BRASILEIROS FANÁTICOS! (grito da torcida baixinho) HOJE TEMOS UM GRANDE AMISTOSO! (grito da torcida baixinho) BRASIL E ESPANHA AQUI NO MARACANÃ! (grito da torcida baixinho). Mais pra frente, as locuções começaram a se enroscar: OS JOGADORENTRAM IM CAMPU! (grito da torcida baixinho) A TORCI VÁ DELÍR! (grito da torcida baixinho) BLÁ BLÁ BLÁ BLÁ (grito da torcida baixinho).

Depois de o locutor ter deixado de ser claro no que dizia, eu acordo na vida real e estou no quarto com os outros voluntários do acampamento em que eu estou trabalhando. Ao abrir os olhos eu ouço um dos caras roncando muito alto e sincronizado com a trilha sonora do sonho: RRRRROOOOONNNNCCC!!! (expiração baixa) RRRRROOOOONNNNCCC!!! (expiração baixa) RRRRROOOOONNNNCCC!!! (expiração baixa). Achei bem estranho esta influência sonora no meu sonho ter feito sentido.

Três minutos depois, ainda no mundo real, um outro menino berrou: “Não, cara! Volta! Volta! Tá muito na frente!”. Muito estranho. Daí eu perguntei: “O que foi, mano?”. “Ah! Agora não adianta mais, já foi gol…”, ele responde. Obviamente, no dia seguinte eu perguntei para a pessoa se ela lembrava do que tinha dito durante a madrugada e ela disse que não.

Um comentário: